top of page

Administração de obra

Você sabia que pode economizar até 20% do seu orçamento contratando uma empresa que administra sua obra?

Saiba uma pouco mais como funciona...

A empresa contratada faz um acompanhamento técnico de todas as fases da obra. Quando a empresa está executando também a mão de obra, esse acompanhamento se torna mais completo.

O custo dessa administração normalmente é definido por uma porcentagem em cima de todos os custos da obra. Aparentemente isso pode dar a impressão de um gasto maior e desnecessário.

Entenda porque esse “custo“ pode gerar uma economia de 20% no seu orçamento.

Quando você tem uma estimativa de custos, esse valor pode variar conforme o tempo da obra vai passando e também de acordo com os aumentos naturais do mercado. Ou seja, quando a compra acontece efetivamente, ela normalmente tem um custo diferente do primeiro orçamento. Mas com uma administração bem executada, a empresa contratada faz cotações e negociações para que os custos sejam otimizados da melhor forma, de modo que não ultrapasse o orçamento e, na maioria das vezes, o custo seja ainda menor.

Outro fator importante é que a execução de uma obra tem muitos detalhes e variações que sem uma supervisão, podem acarretar em desperdício de materiais, atrasos, entre outros.

São vários os tipos de serviços que o proprietário terá que contratar no decorrer de sua obra: gesso, granitos, calhas, instalação de paver, móveis, ar condicionado, etc. Esses serviços normalmente dependem um do outro para que sejam iniciados ou concluídos. E conciliá-los para que tudo seja concluído dentro do prazo é uma tarefa árdua.

Dentro disso, a administração da obra feita por uma empresa especializada, pode proporcionar vários benefícios. Dentre eles:

- Garantia de que os serviços contratados estarão sendo supervisionados e bem executados;

- Economia na compra de materiais;

- Não haverá preocupações com o andamento da obra;

- Agilidade na conclusão de todos os serviços;

- Pontualidade.

As ferramentas utilizadas para a boa administração são:

- Orçamento realista dos custos;

- Cronograma de execução;

- Cronograma físico-financeiro (onde você tem uma prévia do custo mensal ou quinzenal);

- Cotações de materiais;

Acompanhamento diário pelo engenheiro, que confere toda a funcionalidade dos serviços executados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page